Respiração correta e consciente cura stress

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Nascemos sabendo respirar. Uma respiração abdominal, lenta e profunda a cada pequeno ciclo. Com o passar dos anos, nossos hábitos, exigências, pressões, provas, trabalhos e estresses variados fazem com que nossa respiração fique cada vez mais curta e rápida.

Aparentemente não vemos nenhum problema em não respirar de forma correta e consciente, nossa vida se mantem ativa através da respiração involuntária, regulada pelo Sistema Nervoso Autônomo. Todavia, essa respiração inconsciente resulta em uma série de pequenos problemas físicos, emocionais e psicológicos, que muitas vezes nem conseguimos perceber.

Estresse e ansiedade

Os maiores impactos da vida cotidiana moderna são o estresse e ansiedade. Muitas das doenças relacionadas ao excesso de estresse decorrem da nossa interpretação, por meio do cérebro emocional, sobre variáveis que nos trazem a percepção de ameaça a nossa sobrevivência. Quando interpretamos ameaça continuamente, em curtos espaços de tempo, podemos comprometer a saúde e desequilibrar a homeostase do organismo.

O estresse pode ser definido como um fenômeno fisiológico, biológico, social, psicológico e emocional, que se associa a uma antecipação, a interrupção da homeostase ou antecipação à ameaça ao bem estar. A resposta mais rápida à exposição ao estresse é a alteração dos estados fisiológicos através das inervações dos órgãos periféricos. (Ulrich-Lai & Herman, 2009)

Mas, ao contrário do que muitos pensam, o estresse não ė algo negativo; ele ė imprescindível para nossa sobrevivência e para termos certa ativação e energia para desempenhar tarefas diárias. Precisamos nos adaptar a esses momentos de excitação e de relaxamento. Ansiedade é um desses efeitos crônicos, quando nosso organismo não está conseguindo frear a excitação do estresse e influencia diretamente nossa saúde física, emocional e psicológica.

O estresse crônico e ansiedade podem levar o indivíduo a diminuir sua espontaneidade e a tornar-se mais inibido ou agressivo, o que reduz sua capacidade criativa de lidar com novas situações. O estado psicofisiologico gerado pelo estresse crônico e pela ansiedade propicia a redução do desempenho cognitivo, podendo afetar a atenção e a memória de trabalho, fundamentais para o armazenamento de informações, tomada de decisão e aprendizagem. Além disso, o estresse e a ansiedade podem influenciar nos estados emocionais de forma negativa, com impacto no bem estar geral e na saúde. (McCraty, Atkinson, Tomasino & Bradley, 2009a; van Ockenburg et al., 2015).

Respiração consciente como ferramenta para alcançar o bem estar

As mudanças de estados fisiológicos associadas ao estresse influenciam nos estados mentais, assim como o oposto também ocorre, caracterizando uma relação simultânea, mas não de causa e efeito. Desta maneira, novas ferramentas e intervenções capazes de influenciar nos sintomas de estresse e de ansiedade são relevantes, a fim de impactar positivamente no bem estar, estado emocional, desempenho cognitivo e adaptação a novos desafios.

É nesta perspectiva que a Reeducação Respiratória pode ser aplicada como uma ferramenta de gerenciamento de sintomas de estresse, de ansiedade e sobre tudo, como uma ferramenta capaz de propiciar plena atenção no momento presente.

Pensando em todo esse impacto positivo, criamos esse curso, no qual analisamos de maneira completa e junto com você, os impactos da respiração incorreta e automática causados em seus corpos físico, emocional e mental, com a finalidade de fazê-lo reencontrar seu equilíbrio por meio da respiração correta e consciente.

Quer saber mais sobre o assunto? Receba o nosso e-book “O Poder da Respiração Consciente”.


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